Com a renovação do Poder Executivo e boa parte do Legislativo Municipal da cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, os servidores da prefeitura da cidade, estão ansiosos e desejosos pela valorização e recuperação salarial.

Como servidor federal, o prefeito Ademir Gobira, que sempre se aderiu às greves da classe, enquanto servidor da CEMIG,  buscando valorização profissional, hoje se encontra do outro lado da trincheira entre “patrão e empregado”. A esperança dos servidores é que reconhecem em Ademir Gobira a própria imagem e esperam que sejam reconhecidos e valorizados.

Já são anos de perda salarial. Sempre recebendo reajustes abaixo do inflacionários os servidores perdem poder de compra e se veem menosprezados por administrações anteriores. Em alguns cargos as perdas ultrapassam a 60% do devido salário. O ex-prefeito, Dr. Luiz Carlos Novais, quando assumiu em 2006, deu um aumento de 40%, o que amenizou mais não resolveu os problemas.

Além deste fato, os servidores não tem um plano de carreira atualizado. O único que tem só é utilizado quando é para beneficiar o executivo e sempre é considerado ultrapassado quando é para beneficiar as classes de trabalhadores. Um plano de carreira do magistério foi aprovado mais não está sendo devidamente cumprido. Sem falar que já são mais de cinco meses que os pagamentos dos proventos sofrem atrasos. Em alguns casos os atrasos ultrapassam a 20 dias sem pagamento.

Os servidores esperam que o servidor Ademir Gobira, prefeito eleito, olhe com carinho por aqueles que servem a cidade de Almenara. E que em seu planejamento esteja à valorização e recuperação salarial dos servidores e que o Plano de Carreira Geral seja o mais breve elaborado e aprovado.  Pois cremos que antes de nos cobrarem obrigações o executivo devem no conceder nossos direitos.